Bem-estar

05/05/2020 08h00

SE ORGANIZE!

Dicas para um home office mais eficiente em tempos de confinamento.

Por Nosso Bem Estar

Pixabay
3976

Se organize!

Em um cenário desafiador como o atual, muitas pessoas passaram a lidar com novas situações e experiências, e uma delas é o home office.

A modalidade não é uma novidade e ganhou ainda mais importância e adeptos após a reforma trabalhista aprovada em 2017, que regulamentou as normas e deveres de trabalhadores e empregadores em relação ao trabalho remoto.

Contudo, com a Covid-19 e a recomendação de isolamento social para evitar o avanço da doença, o número de indivíduos em home office aumentou consideravelmente. Por ser uma situação inesperada, alguns profissionais podem enfrentar dificuldades para se adaptar a ela e para manter a concentração e a produtividade.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para deixar o home office mais eficiente. Continue a leitura e saiba mais! 

1 - Organize o seu espaço de trabalho

Nem todas as pessoas têm um escritório para trabalhar de casa, porém, é importante estipular um local adequado para se dedicar às tarefas profissionais. Um espaço mais reservado no quarto ou na sala e que tenha boa ventilação e iluminação pode ser uma boa saída.

Evite trabalhar da cama ou do sofá. Ter uma mesa e cadeira com altura certa e os materiais necessários para o trabalho por perto são fatores significativos para manter a produtividade no home office. Além disso, organizar um bom local para trabalhar em casa evitará incômodos como dores nas costas causadas pela má postura. 

2 - Estipule um horário para as atividades profissionais e pessoais

Manter uma rotina bem definida é outra atitude para deixar o home office mais eficiente. Nesse caso, a dica é estabelecer horários para trabalho, alimentação, tarefas pessoais etc.

Procure manter o horário do expediente realizado na empresa, incluindo o encerramento dele. Alguns profissionais acabam estendendo o período de trabalho em casa e podem sofrer com um desgaste mental, portanto, não deixe de reservar horários para outras tarefas, como refeições, descanso e atividades de lazer.

Se você deseja praticar exercícios, realizar alguma atividade doméstica, ou tomar um café da manhã mais demorado com a família antes de começar o home office, organize a sua rotina para isso. Após os compromissos pessoais, vista uma roupa apropriada para o trabalho e mantenha a concentração na atividade.

3 - Estabeleça metas diárias

Definir uma lista com os seus compromissos profissionais do dia é mais uma atitude que ajuda com a produtividade no trabalho remoto. Assim, você consegue acompanhar o andamento das tarefas e definir a prioridade de cada uma delas.

Isso pode ser feito em uma agenda ou bloco de notas, ou com a ajuda de programas específicos. Há diversas ferramentas online que são vantajosas para fazer o gerenciamento das tarefas. A plataforma Trello é um exemplo disso: com ela, você pode organizar os seus compromissos e projetos em quadros e visualizá-los com mais facilidade.  

4 - Evite distrações 

As distrações são um dos grandes desafios para quem trabalha em home office, e em épocas de quarentena isso pode ser ainda mais difícil, especialmente se houver outros moradores na casa. Dessa forma, um passo importante é conversar com os familiares para explicar a situação e esclarecer os horários de trabalho.

Outra recomendação é evitar as distrações do ambiente online, como redes sociais, sites de notícias e aplicativos de conversa. Se você tem dificuldades para manter a concentração e fica mais tempo do que gostaria nesses canais, há algumas atitudes que podem ser positivas.

A primeira é desligar as notificações das redes sociais e aplicativos durante o expediente, assim, você não perde o foco das tarefas. Se precisar conversar com colegas de trabalho, a dica é usar aplicativos de mensagens específicos. O Slack é uma das ferramentas para isso, ele funciona como um escritório virtual e os participantes podem manter conversas particulares ou em grupos.

Outra medida é utilizar tecnologias para bloquear sites e aplicativos por um período especifico. As ferramentas Block site e StayFocusd, por exemplo, são extensões que podem ser instaladas no navegador Chrome para essa finalidade.

O home office pode ser desafiador para muitas pessoas, mas também se torna uma oportunidade para ter mais qualidade de vida e tempo ao longo do dia, já que não é necessário o deslocamento entre a casa e o trabalho. Sendo assim, você pode aproveitar o tempo livre para passar mais tempo com a família, se dedicar à cursos e hobbies etc.

Esperamos que essas dicas sejam positivas para que você tenha um home office eficiente. Com disciplina e foco, é possível manter a produtividade e alcançar bons resultados com essa modalidade de trabalho. 

 

 

X