Bem-estar

31/12/2020 08h00

VERÃO para cuidar e desfrutar

Atente para os cuidados redobrados nesse verão, mas aproveite os benefícios da estação.

Por Nosso Bem Estar

Pixabay/NBE
Melancia dig

VERÃO para cuidar e desfrutar

Esse verão vai exigir cuidados redobrados, observação dos cuidados tradicionais e das medidas de segurança indicadas em cada local. Elas irão definir sobre o uso (ou não) das faixas de areia e de espaços coletivos, a fim de que seja possível manter o distanciamento social e o cuidado uns dos outros.

O verão é sinônimo de expansão e de contato com a natureza, especialmente para quem mora em regiões com baixas temperaturas, na maior parte do ano. Diante das restrições da pandemia, o melhor é encontrar bons programas a curtas distâncias. Compreende-se aqui o uso de parques, praças e de destinos turísticos, de preferência pouco movimentados. E, claro, se possível incluir um banho de mar na agenda das férias.

Para garantir um bom verão, atente para essas dicas do Nosso Bem Estar:

1. Aumente a ingestão de líquidos

Nosso corpo precisa de cerca de 2 litros de água/diários para manter suas funções. Com o calor intenso e o aumento da transpiração, é preciso reforçar a ingestão de líquidos para garantir o balanço hídrico do organismo. Água fresca (não gelada) é sempre a melhor opção, mas vVocê também pode complementar a hidratação com água de coco, sucos e chás em versões naturais e sem açúcar.

2. Tenha uma alimentação saudável

Temperaturas mais altas exigem mais esforço do organismo para processar os alimentos. Aproveite para reduzir a quantidade. Refeições muito pesadas ou gordurosas podem sobrecarregar o sistema digestivo e causar transtornos gastrointestinais. Atente também para a boa conservação dos alimentos, a fim de evitar intoxicação alimentar.

Aposte em uma dieta saudável à base de alimentos leves, como verduras, legumes e frutas, que são ricos em vitaminas e minerais e ainda ajudam a repor o conteúdo de água do corpo.

3. Controle o consumo de bebidas alcoólicas

Além da intoxicação do organismo, o álcool estimula a micção e a transpiração, o que aumenta a perda de água e pode causar desidratação. Cafeína e açúcar em excesso também favorecem a perda de líquidos pelo corpo e seu consumo deve ser controlado.

4. Reforce o uso do filtro solar

A incidência dos raios ultravioletas do tipo B no verão, principalmente entre as 10 e as 16 horas, traz o risco das queimaduras solares.

Para se proteger, é recomendado utilizar um filtro solar com FPS 30 ou superior. O protetor deve ser passado antes de vestir a roupa de banho e reforçado a cada duas horas ou sempre que você mergulhar ou transpirar.

5. Utilize roupas e acessórios para aumentar a proteção

É possível se proteger dos os efeitos nocivos do sol com o uso de roupas e acessórios capazes de bloquear pelo menos parte da radiação ultravioleta. É o caso de chapéus, bonés, óculos escuros e roupas de mangas compridas feitas de algodão ou com materiais para proteção UV. Escolha guarda-sol de lona ou de fibras naturais.

6. Redobre os cuidados com crianças e idosos

Todas as pessoas estão sujeitas a queimaduras solares, desidratação e insolação, mas as crianças e os idosos são ainda mais vulneráveis a esses problemas.

Os idosos têm uma percepção diminuída da sede e as crianças por vezes se esquecem de tomar água quando estão se divertindo. Por isso, é necessário a oferta permanente de líquidos a essas duas faixas etárias.

 

 

 

X