Saúde Integral

16/02/2016 11h36

6 alimentos benéficos aos ossos

A saúde óssea é totalmente dependente de uma alimentação saudável e nutritiva.

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Seis alimentos ricos em calcio 2

Para que haja equilíbrio de massa óssea, os nutrientes mais importantes são o cálcio e a vitamina D.

É comum que, ao passar dos anos, as pessoas percam massa muscular e também óssea. Com base em dados da Sociedade Brasileira de Osteoporose, atualmente cerca de 5 milhões de brasileiros sofrem com os males causados pela doença, e a maioria são mulheres que estão passando ou já passaram pela menopausa.

Para que haja equilíbrio de massa óssea, os nutrientes mais importantes são o cálcio, que oferece suporte e estrutura a manutenção e formação de ossos e dentes, e a vitamina D, que auxilia a fixação de cálcio nos ossos. Obter essas substâncias através da alimentação é algo que deve ser estimulado em todas as pessoas. Confira a seguir alguns alimentos que são benéficos à saúde dos ossos.

1. Tahine

Desconhecida para muitas pessoas, a tahine é uma pasta que tem como base sementes de gergelim torradas. Duas colheres da pasta contêm cerca de 150mg de cálcio, quase a mesma quantia presente em um copo de leite.

2. Sardinha

A sardinha é uma velha conhecida dos brasileiros, porém o que pouca gente sabe é que esse peixe também é rico em cálcio. Dois pedaços grandes de sardinha contêm pouco mais de 300mg de cálcio, ou seja, mais do que 30% da recomendação da ingestão diária. Além disso, a sardinha é rica em gordura boa, o famoso ômega-3, que combate também artrite, câncer, auxilia na memória e ainda proporciona melhora de doenças cardíacas. Só é necessário ter cuidado com as versões industrializadas, pois estas contêm muito conservantes, além de elevadas doses de sódio.

3. Salmão

Ainda falando de alimentos provenientes do mar, o salmão é outro peixe muito bom para a saúde dos ossos, pois assim como a sardinha, é rico em ácidos graxos e também cálcio. Além dos benefícios voltados ao esqueleto, o salmão pode tranquilamente substituir a carne vermelha quando o assunto é proteína.

4. Cereais

Nos dias de hoje, os cereais são fortificados com diversas vitaminas e também minerais, e dentre eles está o cálcio. Além disso, eles são ricos em fibras que promovem controle de colesterol e também de diabetes.

5. Tofu

O tofu é conhecido também como queijo de soja. Uma porção de 200g proporciona cerca de 300mg de cálcio, além de conter poucas calorias. O tofu não possui origem láctea e dessa forma pode ser ingerido por quem é vegetariano ou então vegano. Além de dar suporte a ossos e dentes, o tofu ainda é capaz de prevenir doenças cardiovasculares e também o câncer de mama.

6. Alimentos lácteos

Alimentos lácteos são aqueles que são derivados do leite. Hoje muitas correntes dentro da nutrição começam a questionar o uso destes produtos, principalmente se for em excesso, pois podem causar alergias e intolerãncias. Entre os mais famosos estão os queijos, iogurtes e danones, por exemplo. Esses alimentos possuem grande quantidade de cálcio, que quando é de origem animal, é mais facilmente absorvido e utilizado pelo organismo. Além de serem de extrema importância para ossos e dentes, os alimentos lácteos ajudam no controle da pressão arterial, são benéficos à pele e promovem ganho de imunidade. Porém, aqui a recomendação é de consumo com cautela e analisando bem sua reação a estes alimentos

A saúde óssea é totalmente dependente de uma alimentação saudável e nutritiva. Você faz uso de alguns desses alimentos? Como está a saúde dos seus ossos? Conte para gente como você faz para manter as taxas de cálcio no seu organismo.

X