Guia de qualidade

Odonto becker guia dg
Gestantes e Bebês Carie da mamadeira
De Raul
Falaremos sobre a cárie da mamadeira, também chamada de cárie rompante. É uma cárie de evolução rápida e que causa muita sensibilidade (dor). É uma doença que pode afetar os dentinhos do bebê no primeiro ano de vida. Inicia com manchas esbranquiçadas e pode vir a formar grandes cavidades, até destruir todo o dente em formação.
A saliva é composta por várias substâncias e é responsável por banhar e proteger os dentes das bactérias. Durante o sono, o bebê tem a deglutição e o fluxo salivar diminuídos, reduzindo também a proteção da superfície dos dentinhos, facilitando o processo da cárie.
Para evitar a cárie, se possível, os pais devem evitar que a criança mame durante a noite, para não induzir a um hábito vicioso e nocivo que poderá prejudicar seus dentes. Este é o momento de descanso da criança e ela não necessita de alimentação enquanto dorme.
A limpeza da boquinha do bebê deve ser feita após cada mamada, seja ela no peito, seja na mamadeira, e principalmente quando adicionados açúçar, mel ou achocolatado ao leite. A limpeza pode ser feita com um pano limpo ou uma gaze embebida em água filtrada ou soro fisiológico, caso o bebê ainda não tenha os dentinhos. O início da higienização com as escovas de dente se dá com o surgimento dos primeiros dentinhos do bebê.
No próximo mês, continuaremos com este assunto.

Drª. Marlise Kniest Becker CRO 3888
Cirurgiã-Dentista
Especialista em ortopedia funcional dos maxilares